6 de out. de 2011

Mixbook

| Learn About Mixbook Photo Books | Create your own Photo Book

| Learn About Mixbook Photo Books | Create your own Photo Book

29 de set. de 2011

10 de set. de 2011

Congresso Saber 2011



Livro: É Possível! - Marcos Pontes
http://www.marcospontes.net/
Este DVD aborda as questões que promovem a desconstrução da infância através do fato das crianças não brincarem mais. Elas, apenas, compram brinquedos. O conferencista Hamilton Werneck mostra como este processo culmina com a desestruturação psicológica na adolescência, indica pistas para a escola e para os pais e reafirma a importância da Educação Infantil.
Com arranjos de Pichu Borrelli e a participação especial de Dominguinhos, Canteiro trata de temas atuais do universo infantil. A faixa Vida de bicho fala do habitat natural dos animais, com direito ao som de vários bichos – um coro africano reproduz o ambiente selvagem. Filho de sapo trata de vínculos familiares. Golfinho canta a vida no mar e será usada pelo Projeto Golfinho Rotador, de Fernando de Noronha, em programações de educação ambiental. A divertida Quem tem medo?, com sons de porta rangendo, risada de bruxa e rugido de leão, trata dos temores mais comuns na infância. Coração de ouro é sobre a delicada relação entre mãe e filho. O jazz Charmoso, baseado em fatos reais, conta a história de um cachorro de rua que vivia em Perdizes, com participação do vocalista Edson Montenegro. A canção Banho gostoso nomeia partes do corpo e traz comentários bem humorados do ator Hugo Possolo, do grupo Parlapatões. Peteca é um jogo de equilíbrio – é preciso andar com a peteca na cabeça sem deixá-la cair! O respeito ao outro está na canção Diferenças, única faixa que traz somente piano e voz. Patinhas é a parlenda dos sons divertidos. A faixa que nomeou o CD é uma brincadeira de roda: Canteiro fala de rosa, cravo e jardim, e o arranjo apresenta às crianças o som do cravo, instrumento delicado e pouco difundido. A música Cor da água é uma homenagem a Dominguinhos, que canta e toca sanfona – a beleza da água convida a valorizar este bem tão valioso. O mundo de herança também fala da importância de cuidar do planeta, um apelo para que os pais viabilizem o mundo que sonharam para os filhos. Tupi-Guarani brinca com palavras de origem indígena, enquanto Os ovos da galinhatem dia amanhecendo na fazenda, galo cantando e arranjo de cacarejos do grupo vocal A Três, com a cantora e atriz Yvette Matos. No fim de tanta brincadeira, Pode relaxarrecupera o clima de tranqüilidade e calma e convida a um gostoso soninho.

3 de abr. de 2011

Abertura do Carnaval de Campinas


A ex-aluna  do Cemei D. Júlia dos Santos Dias  , Paloma Pedroso , participou da abertura do desfile de carnaval de 2011.

13 de mar. de 2011

Brincadeiras e Valores Humanos

Brincar faz refletir sobre as próprias atitudes e as dos outros

Desde bem pequena a criança vai aprendendo a socializar com o mundo que a cerca, através das relações cotidianas, dos brinquedos, jogos e brincadeiras.


Com isso aprende a lidar com sentimentos que nem sempre são agradáveis, desenvolvendo aos poucos habilidades de como lidar com sentimentos negativos.


Através dos jogos e brincadeiras entra em contato com o mundo real, numa vertente imaginária, associando suas vivências aos problemas envolvidos durante os mesmos.


A gama de valores que podem ser trabalhados durante os jogos e brincadeiras é bem ampla. Podem entrar aspectos como confiança em si e no outro; tolerância, para aceitar as diferenças e respeitar o outro como ele é e não como quer que seja; humildade, esperando sua vez e aceitando suas derrotas e perdas; honestidade, confiança em si e nos outros; generosidade e solidariedade, através do respeito e do afeto das pessoas de seu convívio; cuidado, lidando com crianças mais novas ou com crianças especiais; respeito, através da valorização de suas atitudes, o que tem de bom para oferecer, o que tem em comum com os outros integrantes do grupo; flexibilidade, através da relação consigo mesmo, sabendo ver e ouvir os outros; criatividade, lidando com novas experiências e vivências, observando exemplos; organização, observando a organização do espaço em que vive; liderança, mantendo atitudes de dinamismo, que entusiasmem os outros companheiros; laboralidade, gostar do que faz e assumir novos objetivos e desafios.


Algumas brincadeiras ajudam a desenvolver esses valores.


Oficinas de teatro ou faz de conta oportunizam o conhecimento de si e do outro; montar jogos coletivos, como lego e quebra-cabeça, ajuda a desenvolver a autoestima, as habilidades sociais, o humor, a cooperação e a vencer obstáculos ou desafios; conversas informais, em rodas, onde cada integrante relata um fato importante de sua vida, ajuda no conhecimento de si e do outro; ouvir histórias faz a criança se colocar no lugar dos personagens, refletindo sobre os sentimentos dos mesmos, seus medos e angústias.


À medida que são estimuladas nas brincadeiras, as crianças vão conquistando espaço de confiança para expor suas emoções, passando a lidar com os sentimentos dos outros integrantes do grupo de forma saudável e harmoniosa.


Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola


Veja Mais!
Brincando dos 10 aos 12 anos
Atividades adequadas à faixa etária do pré-adolescente


Sugestões para Pais e Professores - Educador - Brasil Escola
Fonte: http://www.educador.brasilescola.com/