Tema: Biblioteca e Leitura: a questão da mediação
Data: 15 de abril de 2010 (único a ser na quinta)
SOBRE O EVENTO
Temos acompanhado, ao longo dos últimos anos, o esforço dos setores de governo no desenvolvimento de bibliotecas escolares, sobretudo através da distribuição de acervos selecionados. O Programa Nacional de Bibliotecas Escolares (PNBE) é hoje uma ação consolidada, movimentando o setor editorial e agregando à essa questão o trabalho dos avaliadores das obras. À despeito dessas ações, temos acompanhado também a dificuldade das instituições escolares em conseguir acolher e disponibilizar adequadamente esse material, tornando possível o acesso aos livros em espaços e ambientes próprios e equipados, com responsáveis integrados ao mundo da leitura, do livro, da informação, como também ao currículo e ao público escolar, de modo a tornar a leitura, uma prática interessante e rotineira na escola.
Mais recentemente, a esse programa de organização, seleção e distribuição de acervos, se soma o desafio da formação daqueles que vão atuar entre os livros e os leitores. Os chamados ‘mediadores’.
Bibliotecários... professores... educadores... licenciandos... agentes e promotores de leitura... enfim, diferentes figuras que precisam, não só aprender as formas de atuação na relação com os objetos dados a ler e os leitores, mas a compreender o valor e significado desse trabalho para a formação desses leitores e o desenvolvimento da leitura.
Nesse sentido, temos acompanhado a criação e proposição de vários programas e projetos especiais – locais, regionais, estaduais e federais - de formação dos mediadores em leitura: cursos – presenciais e à distância; oficinas, congressos – versando sobre temas como: linguagem e cultura, leitura de linguagens verbais e não verbais (cinema, teatro, música, dança, fotografia, arquitetura, hipermídia, cibercultura), textos literários e modos de trabalho com distintos públicos.
O Grupo de Pesquisa ‘Alfabetização, Leitura e Escrita’ vê essa ação como uma das mais importantes e busca contribuir para esse debate.
PROGRAMA
MANHÃ
9h – Abertura
Edgar Salvadori de Decca - Coordenador Geral da Unicamp
Márcia Strazzacappa Hernández – Diretora Associada da Faculdade de Educação da Unicamp
Cecília de Godoy Camargo Pavani - Departamento de Educação da RAC
Norma Sandra de Almeida Ferreira – Presidente da ALB
9h30 às 10:15 – Livro e Leitura no Brasil: Desafios e conquistas na formação de mediadores
Prof. Dr. Fabiano dos Santos Piúba - Universidade Federal do Ceará e Diretor do Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura – Ministério da Cultura
Moderadora: Profa Dra. Norma Sandra de Almeida Ferreira (FE/Unicamp)
10h15às 10:30h – Pausa para o Café
10:30 às 11:15 - Professor, aluno, sala de aula e biblioteca escolar: uma rede em construção
Prof. Dr. Dagoberto Buim Arena (Unesp/Marília)
Moderadora: Prof. Dra. Ana Lúcia Guedes ( FE/Unicamp)
12h – Pausa para Almoço
TARDE
14 às 15:30 h – A Biblioteca e a Leitura: a questão da mediação
1 - A mediação da família e da escola no processo de constituição do leitor
Prof. Dr. Sérgio Antonio da Silva Leite ( FE/Unicamp)
2. Envolver para Desenvolver: por uma política de dinamização da leitura a partir das bibliotecas escolares
Prof. Carlos Eduardo de Oliveira Klébis - Supervisor de Ensino – Valinhos/SP e ALLE/Unicamp
3. Leitura: reflexões sobre a constituição do professor mediador
Profa. Dra. Marinalva Vieira Barbosa - UFTM/MG
Moderadora: Profa. Dra.Ana Luíza B. Smolka(FE/Unicamp)
15h30 às 16h – Pausa para o Café
16h às 17h – Debate
ORGANIZADORES:
FE - Faculdade de Educação
A organização deste Fórum está sob a responsabilidade dos Grupos de Pesquisa:
1.Alfabetização, Leitura e Escrita (ALLE), espaço para a aglutinação de pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação, interessados na pesquisa e reflexão sobre questões relacionadas à leitura e escrita na sociedade brasileira. Desenvolve trabalhos em duas grandes linhas de pesquisa: Sociedade, Cultura e Educação/ Ensino, Avaliação e Formação de Professores. http://www.fe.unicamp.br/alle/
2.Pensamento e Linguagem (GPPL), cujo trabalho fundamenta-se, desde seu início, nos pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural em psicologia, mantendo sempre uma intensa interlocução com autores de outras áreas e filiações teóricas. Dentre os principais temas tratados pelo Grupo, mais recentemente, destacam-se: questões relacionadas ao desenvolvimento humano e às diferentes formas e possibilidades de conhecimento; as relações de ensino em contextos de educação formal e não formal; processos de significação,processos discursivos; argumentação, surdez; emoção, memória, imaginação. http://www.fe.unicamp.br/gppl/
3.Trabalho Docente na Formação Inicial (AULA), que tem como foco de estudo a formação inicial dos professores vivida no âmbito da universidade. Tomamos a formação inicial como um processo deliberado de inserção e continuidade em uma comunidade cultural. Tal processo, constitutivo dos educadores em formação, é direcionado pelos professores formadores e marcado pelas práticas e discursos em circulação no movimento sócio-histórico mais amplo. No âmbito dessa formação inicial, focalizamos: a) as relações que são construídas entre as/os professoras/es iniciantes e as prá ticas educativas produzidas nas escolas; b) a materialidade dos processos de elaboração dessas relações e sua significação para o educador em formação. http://www.fe.unicamp.br/aula
ALB – ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL
A ALB – A Associação de Leitura do Brasil é uma sociedade científica sem fins lucrativos; legalmente instituída desde novembro de 1981, em Campinas, com o objetivo básico de lutar pela democratização da leitura no contexto brasileiro. A ALB congrega todas as pessoas que estão interessadas no estudo e discussão de questões relativas à leitura - pesquisadores, professores de todos os níveis, estudantes universitários, bibliotecários, jornalistas, editores, livreiros, historiadores etc. Sua intervenção se faz mediante: realização de Congressos, dentre os quais se destaca o COLE (Congresso de Leitura do Brasil), realizado bianualmente na UNICAMP, e o Seminário Nacional “O Professor e a Leitura do Jornal”; estímulo à organização e implantação de grupos regionais de estudos e pesquisas, apoiando seus trabalhos e facilitando a troca de experiências; dinamização da Roda de Pesquisadores da ALB; publicação de livros, revistas, cadernos e boletins, nos quais não apenas se expressam os pontos de vista da ALB, mas os dos estudiosos da questão.
Site da ALB: http://www.alb.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário